» Empresa

IRB – Tatuzinho 3 Fazendas

A IRB – Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho 3 Fazendas Ltda., originalmente fundada em 1950 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo,  é uma das mais importantes empresas fabricantes de cachaça do Brasil, ocupando posição de destaque na comercialização de destilados e detentora de marcas renomadas como: Velho Barreiro, Tatuzinho e 3 Fazendas.

Distribuídas nacionalmente, juntas, estas marcas remontam a mais de 60 anos de história, permeando a cultura popular brasileira, praticamente fundindo-se ao cotidiano dos cidadãos das mais diversificadas classes sociais do país através dos tempos.

Atenta às tendências  de mercado, a partir da década de 90, a empresa passou a ampliar o seu “mix” de produtos focando no segmento de consumo de bebidas de baixos teores alcoólicos como: o First One e o First Ice; de média graduação com a Caipirinha VB  Pronta para Beber e o Coquetel VB de Maracujá Pronto para Beber, além dos produtos não alcoólicos com o Atomic  Energy Drink e a First Slim Água Aromatizada.

Em 1998, foi a primeira empresa nacional no segmento de destilados do tipo cachaça a promover uma ‘incentive travel’   levando 28 clientes de todo o Brasil a acompanhar em Paris,  a abertura da Copa Mundial de Futebol realizada na França. Estes clientes passaram uma semana fazendo passeios históricos, o que repercutiu de maneira muito positiva no mercado ‘off trading’, com resultados consistentes no atingimento de metas de vendas no período.

Em 1999, lançou a versão Velho Barreiro Gold (cachaça envelhecida)  limitada e numerada, mais tarde, estendendo-se estrategicamente para o mercado de alto consumo como oportunidade e tendência de negócios, que então se revelava para este tipo de produto no período.

A partir do ano 2005, a fim de incrementar seu elenco de produtos “premium”, desenvolveu a Velho Barreiro Edição Especial Ouro em uma embalagem exclusiva de 700 ml totalmente dourada, que lhe conferiu o “Prêmio Embanews” no mesmo ano, visando impactar o público consumidor apreciador de cachaças envelhecidas em canais diferenciados de compra e venda.

Após anos de tradição em venda para o mercado “commodity”, a marca Tatuzinho também ganhou identidade renovada em 2006, através da Nova Tatuzinho em sua versão elegante, com embalagem de 1 litro diferenciada e transparente.

No ano de 2008, a empresa provou o seu valor mais uma vez lançando a Velho Barreiro Limão, superando as expectativas de aceitação e receptividade no mercado de consumo para produtos destilados combinados com sabor de fruta (limão).

Em 2010, em uma inédita incursão em campanhas de incentivo no mercado de varejo, a empresa levou 13 baristas (proprietários de pontos de dose)  e 2 distribuidores contemplados por mérito em vendas e fidelização de marca, para acompanharem o mundial de futebol na Copa realizada na África do Sul.

Em 2011, de forma a pontuar como empresa inovadora no setor, lançou a Velho Barreiro Diamond, uma cachaça ‘Top Premium’, criada a partir do ‘blend’ de cachaça tradicional de alambique com a autêntica Velho Barreiro, armazenadas em barris de carvalho e tonéis de jequitibá-rosa respectivamente, dando origem também à cachaça em edição especial Diamond, cravejada com 212 diamantes, revelando-se a cachaça mais cara do mundo e feita sob encomenda a um valor da ordem de R$ 212.000,00.

No ano de 2012, a linha Diamond, buscando a excelência, ganhou mais quatro versões que levam pedras preciosas: Safira, Rubi, Esmeralda e Brilhante, mantendo sua elegante garrafa Axel produzida na França.

Atualmente, a IRB Tatuzinho 3 Fazendas Ltda. desponta entre as principais empresas exportadoras de cachaça engarrafada do Brasil, marcando presença em mais de 40 países nos cinco continentes do mundo.